quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O que não faz mais sentido

Acho que quase todas as pessoas têm o costume de guardar um amontoado de coisas em algum canto da casa. Imaginam que  podem ser úteis um dia, ou então porque lembram bons momentos distantes, ou simplesmente porque se acham incapazes de se livrar delas por causa do fascínio que exercem. Assim, há quem faça coleção de chaves, cartões de aniversário, canetas, cadernos e agendas antigos, ferramentas gastas, roupas desbotadas etc. Antes que me esqueça, acrescento a essa lista os textos, documentos e recortes de jornais que são as coisas que sou viciado em guardar. Guardo-os com a mais sincera intenção de relê-los um dia. 

Mas o danado é que o espaço vai se apertando, e o tempo se exaurindo na medida em que  o acúmulo anoso dos objetos de nossa devoção se expande, forçando a gente fazer uma limpeza de vez em quando. Não que um dia o espaço nos falte totalmente, pois o imagino infinito   mas porque, à semelhança da memória do computador, quanto mais espaço livre tivermos, mais agilidade teremos na execução de tarefas. Em relação ao tempo, não posso dizer o mesmo, pois o tempo fica mais escasso na proporção inversa em que aumentam as velas em nosso bolo de aniversário.

Refletindo assim, resolvi rever todos aqueles textos que guardei ao longo dos anos no fundo da gaveta com a intenção de retomá-los sabe-se lá quando. Passei um por um, apreensivo pela seleção  angustiante que teria que fazer, determinando o que ficaria e o que iria embora. O resultado foi surpreendente: joguei quase todos fora. Primeiramente porque conclui não haver mais tempo para retomá-los, pois tenho menos dias para gastar e, por conseguinte, preciso focar o que é rigorosamente essencial. Ouvi de alguém que depois de alguns aniversários, o trivial e o importante vão ter que dar lugar ao indispensável. Segundo, percebi que a maioria daqueles escritos, que já li com tanto entusiasmo, já não fazia sentido para mim. Ou eu não fazia mais sentido para eles. E pensar que há poucos anos, eu não abriria mão desses textos por nada. Mas agora foi tão fácil jogá-los. Os textos eram os mesmos, dos mesmos autores, sobre aquelas mesmas circunstâncias e temas, mas eu era outra pessoa.

Mas nossos baús e bagagens não se restringem a coisas apenas. Nós também guardamos pensamentos, sentimentos e emoções que cavaram sulcos profundos na alma. Conservamos lembranças de pessoas e momentos que não queremos esquecer, porque exercem fascínio muito grande sobre nosso espírito. E semelhante à limpeza que precisamos fazer em relação às coisas guardadas, há uma necessidade de, vez por outra, nos desprendermos de algumas lembranças, sentimentos e emoções, bagagens que apenas ocupam espaço, visto que não será mais possível retomá-las. E isso também por uma questão de tempo e de sentido. Acredito que toda pessoa já passou pela experiência de despedir-se de um amigo ou de um amor com juras eternas de lealdade, quando houve a necessidade de mudar de uma cidade para outra. Mas o tempo passa e, quando volta, não consegue mais se relacionar como antes, tudo é tão estranho. Isso acontece porque as pessoas mudaram, principalmente por causa do contato de uma das partes com novos ambientes e relações, e torna-se impossível retomar a convivência do jeito que já fora. Já dizia Heráclito, filósofo grego, que "é impossível pisar no mesmo rio duas vezes". Na segunda pisada, já não se trata do mesmo rio, nem da mesma pessoa.

Mudamos o tempo todo, na medida em que o mundo nos afeta. Essas mudanças tiram todas as coisas de sua posição anterior, alterando toda a realidade. E é a partir dessa compreensão que podemos discutir a questão do significado inconstante de tudo o que existe, e do sentido da vida.  A questão sobre o sentido da vida com todas as suas nuances é muito abordada na filosofia e psicologia. A existência é uma roda que gira o tempo todo, tirando e trocando tudo de lugar, o que Chico Buarque traduziu brilhantemente na música Roda Viva. Neste vai-e-vem, tudo o que existe troca de papel, assume novas roupagens e muda de significado para os elementos relacionados.

Na roda da vida, o que um dia foi importante pode deixar de sê-lo, e o que era irrelevante pode vir a assumir valor fundamental, mas tudo dentro de um processo que  quase nunca acontece de forma clara para nós. É necessário, portanto, discernimento para avaliar, de acordo com o momento, qual o grau de importância que não somente as coisas, mas também as relações ainda têm para a vida. Somente assim, podemos nos desprender de tudo que já não tem sentido para propiciar uma vida fluida e feliz, e buscar novos caminhos, novos significados, num exercício de seleção que evitará o acúmulo de resíduos que servem apenas para ocupar espaço e obstruir o sistema, causando preocupações desnecessárias.  Ouvi de uma professora que " a gente se agarra a sentidos fixos para não dar conta da angústia". Agarrar-se a sentidos fixos é fugir do desespero por perceber que algo, outrora muito significativo, pode estar destituído de importância hoje.

O danado é que quase nunca temos lucidez  na avaliação daquilo que ainda é ou não importante. O que ainda é ou não insignificante. Muitas coisas que conservamos porque nos traz algum conforto pode ser um entrave ao nosso crescimento.  Li em algum lugar que o guardião dum mosteiro zen-morreu e foi preciso encontrar um substituto para ele. Assim, o grande mestre convocou todos os discípulos para determinar quem seria o novo sentinela. Então, com muita tranquilidade, falou: "Assumirá o posto o primeiro monge que resolver o problema que vou apresentar". Em seguida, colocou uma mesa magnífica no centro da sala em que estavam reunidos e pôs sobre ela um vaso de porcelana muito raro com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo. Então disse: "Aqui está o problema!" Os presentes ficaram olhando a cena sem entender o significado. De repente, um dos discípulos aproximou-se da mesa, pegou resolutamente o vaso e o espatifou no chão. Tão logo o discípulo retornou ao seu lugar, sob o olhar perplexo dos outros, o mestre disse: "Você é o novo guardião do castelo." Os demais discípulos não conseguiam entender: "Nós não estamos entendendo nada. Ele quebrou o vaso!" Ao que o mestre respondeu: "Eu disse que proporia um problema. E não importa qual a aparência de um problema, o grau de conforto que proporcione. É um problema e, como tal, precisa ser eliminado. Pode ser que se trate de uma mulher maravilhosa, um homem espetacular, um amor ou amizade que não fazem mais sentido, mas que insistimos neles por uma questão de conveniência".

Eu acrescentaria às palavras do mestre que podem ser lembranças vívidas de momentos que foram muitos bons, mas que agora deveriam ser páginas viradas, ou o apego a coisas que não têm mais o mesmo valor e significância de outrora e, portanto, prender-se a elas é interromper a dinâmica própria da vida e estagnar-se.

Finalizando, para uma vida feliz, precisamos entender que é próprio das coisas e das relações, na roda do tempo, adquirirem novos significados. Desse modo, umas deixam de fazer sentido para nós, enquanto que outras, outrora sem importância, passam a fazer sentido. Mudamos o tempo todo. Altera-se a compreensão e visão que temos de tudo. Por isso, todo mundo precisa de vez em quando desprender-se de coisas, relações e comportamentos que deixaram de fazer sentido para a vida, que já foram muito importantes um dia, mas que, com o passar dos anos, foram destituídos do significado original e agora são apenas entulhos impedindo a aquisição de novas experiências e a abertura para novas possibilidades.

Cara, é preciso ter desprendimento e humildade.

2 comentários:

Repensando os nossos relacionamentos disse...

Parabéns pelo texto, psico-pedagogo,tu estas se tornando uma referência em questionar os pressupostos da vida que inconscientemente nos condicionam. Que tua teologia e tua psicologia te tornem assim, cada dia maios parecido com Jesus: crítico, analista, profundo, confrontador das realidades e amigo, amigo mais chegado que um irmão e cada dia mais humano, pois nisto consiste a verdadeira espiritualidade.Um abraço meu irmão Josafá Rosendo de Lima.

Repensando os nossos relacionamentos disse...

Outro detalhe, publiquei teu texto em meu blog, na página das reflexões.