quarta-feira, 5 de setembro de 2012

PENSAR é o exercício de se perder com o objetivo de se encontrar

Perguntaram a razão de este blog receber este nome: PENSAR FAZ MUITO BEM,uma vez  que a sua mensagem é majoritariamente destinada a um público cristão que, ao que parece, tem pensamento bem definido acerca de si mesmo, da vida, de Deus... de tudo, e qualquer ação fora dos limites de seu mundo signica uma transgressão.  Eis o que respondi:

Por isso mesmo!Há muitos que, no afã de se guardarem, se perderam. Eles não sabem quem são, ou pensam ser apenas aquilo que sua estreita e míope visão lhes permite ver. 

Mas é preciso se permitir perder-se para poder se achar. Perder-se nos labirintos da dúvida, da incerteza, dos questionamentos aos princípios mais arraigados, da abertura para as versões diferentes, do contraditório a tudo o que se construiu em matéria de princípios.... permitir-se olhar a vida com o olhar de váriosoutros...Enfim, poder aprender coisasimpressionantes sobre si mesmo, sobre o outro, sobre a vida e sobre Deus.
 
O PENSAR FAZ MUITO BEM que dá título a esse blog é tudo isso aí. E é claro que o processo dói, mas faz um bem inestimável.
   

Um comentário:

Anônimo disse...

Há algum tempo fiquei muito intrigada com um trecho de uma musica que diz: "...seu eu posso pensar que Deus sou eu...";Á princípio achei um insulto, mas fui pensando e pensando, e me perguntei a mim mesmo: Por quê não??? Conheço também uma velha frase: "se penso, logo existo...". E se existo, penso eu que sou fruto da criação de um Criador que acredito piamente ser Deus Único, logo pensando assim, acredito ser sua imagem e semelhança, e como tal, existo Nele; e também penso que posso todas as coisas Naquele que me fortalece,acredito que Ele esta em mim. Acredito que Deus é infinito, então por quê limitar meus pensamentos, se é Ele que controla tudo, e me fez com razão, inteligência e sentimento? Deus sonda nossos pensamentos mas não nos limita. Somente os Seus pensamentos são limitados para mim. Ele, que esquadrinha meu coração, sabe que quando ouso "pensar que Deus sou eu", estou desejando na alma em amar semelhantemente como Ele ama.Penso em amar mais a vida, pois Ele é a própria vida, em amar mais sua criação, humanos tão desumanisados,...
Enfim, pensar assim é transgressão?? Se for então...termino aqui com o final desta mesma música sitada no início..."eu sou muito louco por pensar assim, e não vou me curar, pois não sou o único que encontrou a paz..."
Eu diría tambem que pensar não sería uma perda, mas um ganho, pois é um encontro de sí que é nada, Nele que é Tudo. Portanto..."Pensar faz muito bem".
Tá aí prof... viajei...