Frases

"Eu recebi o que não merecia. Eu merecia a punição mas recebi perdão. Merecia a ira e recebi amor. Merecia a prisão como devedor e, em lugar disto, recebi um histórico com o crédito limpo. Eu merecia ouvir severas reprovações e ter que suplicar de joelhos em arrependimento. Em vez disto, recebi diante de mim um banquete."       Do livro Maravilhosa Graça      Philip Yancey


"Um governo pode fechar lojas e teatros aos domingos, mas não pode exigir adoração. Pode prender e punir os assassinos, mas não pode curar seu ódio,muito menos inspirar-lhes o amor. Pode aprovar leis tornando o divórcio mais difícil, mas não pode obrigar os maridos a amarem suas esposas nem as esposas a marem seus maridos. Pode dar subsídios aos pobres, mas não pode forçar os ricos a sentirem justiça compaixão por eles. Pode banir o adultério, mas não a concupiscência; o roubo, mas não a cobiça; a fraude, mas não o orgulho. Pode encorajar a virtude, mas não a santidade. " Philip Yancey, no livro Maravilhosa Graça.

"A historia de vida é diferente de passado, porque ela é presente, passado e futuro." Desconhecido.

“Eu dou um passo, ela dá dois passos. Eu dou dois passos, ela dá quatro passos. Eu dou quatro passos, ela dá oito passos. Para isso serve a utopia, para eu seguir caminhando.” Eduardo Galeano.

"Sou daqueles, talvez por 'defeito de fabricação', a quem os livros desequilibram, produzem abismos, causam estragos, torcem a vontade, bagunçam a vida, desnorteiam o norte, enfim, mudam o rumo da história". Robert Moses Pechman.

"O amor nunca morre de morte natural. Ele morre porque nós não sabemos como renovar a sua fonte. Morre de cegueira e dos erros e das traições . Morre de doença e das feridas; morre de exaustão, das devastações, da falta de brilho..." frase de Anaïs Nin

Pensar é o exercício que consiste em se perder com o objetivo de se achar.

Há muitos que, no afã de se guardarem, se perderam. Eles não sabem quem são, ou pensam ser apenas aquilo que sua estreita e míope visão lhes permite ver.

É preciso se permitir perder-se para poder se achar. Perder-se nos labirintos da dúvida, da incerteza, dos questionamentos aos princípios mais arraigados, da abertura para as versões diferentes dos fatos, do contraditório a tudo o que se construiu em matéria de princípios.... permitir-se olhar a vida com o olhar de vários outros... e, enfim, poder aprender coisas impressionantes sobre si mesmo, sobre o outro, sobre a vida e sobre Deus. Josafá R. Lima.

"A grandeza do homem consiste na sua decisão de ser mais forte que a condição humana." Albert Camus

"Desce da Cruz e creremos em ti".Ele não o fez,porque de novo não quis sujeitar o homem por meio de um milagre.Desejava uma Fé livre e não inspirada no sobrenatural.
Fiodor Dostoievski.

"Sonhamos o voo, mas tememos as alturas. Para voar, é preciso amar o vazio. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certeza." Dostoievski.

"'Pensar incomoda como andar à chuva quando o vento cresce e parece que chove mais' Alberto Caeiro - Guardador de Rebanhos. Haverá algo mais verdadeiro que ser Pessoa entre a multidão?" Fernando Pessoa

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos." Fernando Pessoa

"Os males do homem primitivo continuam à espreita de todos nós, vivos e medonhos, nos escuros recônditos do coração. Somente o Cristianismo os mantém sopitados. Se o Cristianismo for negligenciado, os velhos horrores nos sobrevirão novamente." Carl jung

"Buscamos a verdade pelo mundo. Invocamos o bom, o puro e o belo, da pedra gravada e do pergaminho escrito, de todos os campos lavrados da alma. E, cansados de procurar, voltamos oprimidos lá do topo, para descobrir que o cenário está todo armado no livro que nossas mães liam." (Whittur).

"Tenho andado com gente cujos olhos estão cheios de luz e que, entretanto, nada vê. Não veem nada nos bosques, nos homems ou no céu; nada na luta, nada nos livros, nada nos esportes, nada nas ruas. A viagem da alma deles, através deste mundo encantado, é um ermo árido." (Helen Keller).

"Minha vida parece ter sido somente como um menino brincando na praia e me divertindo de vez em quando ao achar um seixo liso ou uma concha mais bonita, enquanto que o grande oceano da verdade se encontrava todo por descobrir em minha frente." (Isaac Newton).

"Suas belas prédicas têm efeito mais descritivo que interventivo, de sorte que as suas palavras servem apenas para descrever a ordem das coisas, sem interferir nelas, e as suas ações parecem ser apenas uma forma de atender às exigências do sistema inexorável que as suas palavras descrevem" (a alguns pregadores da atualidade). (JRLima).

"Talvez o grande erro que cometemos na vida seja mesmo passar toda a existência numa luta ferrenha contra aquilo que nós somos." JRLima).

"A grandeza do homem consiste na sua decisão de ser mais forte que a condição humana." (Albert Camus).

"Somente pela graça podemos extrapolar qualquer conceito jurídico ou institucional no trato de Deus com as pessoas." (Ricardo Gondin).

"Uma antiga tradição pode ser simplesmente um antigo erro." (Cipriano de Catargo).

"Um país que precisa de um salvador nem merece ser salvo." (Millôr Fernado).

"Não sou tão burro assim que não aproveite a sabedoria de meus inimigos." (Bismarck).

"Quando não matamos nossos monstros psíquicos, nós o projetamos em alguém ao nosso redor." (Freud).

"Eu não dou centavos por um homem que lucra com os ideais que defende." (Millôr Fernando).

"A grandeza de um país não se faz pelo poder das armas, mas pela chance de cada pessoa se realizar como ser humano, o direito da busca da felicidade." (Rubens Ricupero).

"É preciso ter caos e frenesi dentro de si para dar à luz uma estrela dançante." (Nietzsche).

“Existe uma divisão básica no estilo dos homens: aqueles que desejam a paz de espírito e a felicidade têm que acreditar e abraçar a fé, enquanto aqueles que desejam perseguir a verdade devem renunciar à paz de espírito e devotar sua vida à investigação. É tempo de você aprender sobre isso: deve ser seu ponto de partida básico. Você deve escolher entre o conforto e a verdadeira investigação! Caso escolha a ciência, caso opte por ser libertado das cadeias sedativas do sobrenatural, caso, conforme alega, escolha evitar a fé e abraçar o ateísmo, então não poderá ao mesmo tempo ansiar pelos pequenos confortos do crente! Se você matar Deus, terá também que deixar o abrigo do templo.” (do livro Qunado Nietzsche Chorou - de Irvin Yalom).


"Os amantes da verdade não temem águas tempestuosas ou turvas. O que tememos são águas rasas." Nietzsche.


“... [a religião é] um sistema de doutrinas e promessas que, por um lado, lhe explicam os enigmas deste mundo com perfeição invejável e que, por outro lado, lhe garantem que uma Providência cuidadosa velará por sua vida e o compensará, numa existência futura, de quaisquer frustrações que tenha experimentado aqui. O homem comum só pode imaginar essa Providência sob a figura de um pai ilimitadamente... engrandecido. Apenas um ser desse tipo pode compreender as necessidades dos filhos dos homens, enternecer-se com suas preces e aplacar-se com os sinais de seu remorso. Tudo é tão patentemente infantil tão estranho à realidade, que, para qualquer pessoa que manifeste uma atitude amistosa em relação à humanidade, é penoso pensar que a grande maioria dos mortais nunca será capaz de superar essa visão da vida. Mais humilhante ainda é descobrir como é vasto o número de pessoas de hoje que não podem deixar de perceber que essa religião é insustentável e, não obstante isso, tentam defendê-la, item por item, numa série de lamentáveis atos retrógrados.”

"(...) a linha que separa o bem do mal atravessa o coração de cada pessoa. E quem destrói um pedaço do próprio coação? No decurso da vida de um coração, essa linha se desloca dentro dele, ora oprimida por uma alegria maligna, ora libertando espaço para o despontar da bondade. Uma mesma pessoa, nas suas diferentes idades e em diferentes situações da vida, constitui um ser completamente distinto. Ora próxima do diabo, ora próxima de um santo. Mas o nome não muda, e é a ela que tudo é atribuído." Alexandre Soljenitsin.

"Do bem ao mal há um passo. O que significa que o mesmo acontece do mal ao bem."  Alexandre Soljenitsin.

"A ideologia! Ela fornece a desejada justificação para a maldade, para a firmeza necessária e constante do malfeitor. Ela constitui a teoria social que o ajuda, perante si mesmo e perante os outros, a desculpar os seus atos e a não escultar censuras nem maldições, mas sim elogios e testemunhos de respeito. Era assim que os inquisidores se apoiavam no cristianismo, os conquistadores no enfraquecimento da pátria, os colonizadores na civilização, os nazi na raça, os jacobinos na igualdade, na fraternidade e na felicidade das gerações futuras." Idem.

"(...) a maldade é também uma grandeza com limiar. Sim, o homem oscila, debate-se toda a vida entre o bem e o mal, escorrega, cai, levanta-se, volta a cair de novo. Todavia, enquanto não transpõe o limiar da maldade,guarda sempre a possibilidade de retorno, e mantém-se no limiar de nossas esperanças. Mas quando, pela densidade dos atos de maldade, ou pelo seu grau, ou pelo poder absoluto que detém, ele transpõe subitamente o limiar, ei-lo que abandonou a humanidade. E talvez sem regresso." Idem.

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua: existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." Ghandi.

" O preconceito impede que a gente se movimente." ....

"Para aqueles que lutam por ela, a vida tem um sabor que os que se protegem jamais provarão." ...

"A esperança tem duas filhas lindas: a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem a mudá-las." Santo Agostinho.

"A arte existe porque a vida não basta." Ferreira Gullar.

"É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se pode compreender, insultar o que se inveja." Balzac.

"É possível enganar a todos durante pouco tempo. É possível enganar a alguns durante muito tempo. Mas, é impossível enganar a todos durante todo o tempo".  Abraham Lincoln.

"Um dia a gente percebe que as tradições não resistem ao crivo da informação". (?)